terça-feira, 30 de junho de 2009

57º Aniversário Força Aérea Portuguesa

Força Aérea abre portas no seu 57º Aniversário A Força Aérea Portuguesa celebra este ano, no dia 1 de Julho, o seu 57º Aniversário, inserido nas Comemorações dos 100 Anos da Aviação em Portugal, e de 26 de Junho a 5 de Julho comemora a data com todos os que visitem a Base Aérea Nº 1 (BA1), em Sintra, onde se realizarão as várias actividades que assinalam o momento.
Assim, quem for à BA1 (Veja como chegar à Base Aérea Nº 1)http://www.emfa.pt/www/conteudos/noticias/flyera5_costas.pdf durante este período poderá visitar a Exposição Temática da Força Aérea Portuguesa onde se apresentarão, numa área coberta de 3200m2, 35 stands representativos de todas as áreas de actividade do Ramo e de algumas entidades convidadas e 4 aeronaves, um JU52, um F16, um Alouette III dos Rotores de Portugal e um Alpha-Jet dos Asas de Portugal. A Exposição Temática abre portas no dia 26 de Junho, pelas 17H30, apenas para a Comunicação Social, e a partir do dia 27, também pelas 17H30 e até às 22H30, para o público em geral.
As Comemorações intensificam-se a partir do dia 3 com a entrada em exposição do balão de ar quente e com a chegada das aeronaves convidadas, nacionais e estrangeiras, que ficam parqueadas na BA1 para o Festival Aéreo Internacional de dia 5, elevando o número de aeronaves visitáveis para 40.
O último dia destas Comemorações será preenchido com o Festival Aéreo Internacional, em que poderão ser vistas entre as 09H00 e as 18H00, em demonstração, as Patrulhas Acrobáticas da Força Aérea, os Asas de Portugal e os Rotores de Portugal, e também patrulhas nacionais civis e aeronaves militares e civis estrangeiras, como por exemplo o caça Eurofighter espanhol.
Na organização e condução de todos estes eventos, estarão directamente envolvidos cerca de 1000 militares, com o restante dispositivo da Força Aérea em apoio de bastidores e o planeamento e execução dos mesmos (Exposição Temática, Cerimónia Militar e Festival Aéreo) foi tratado como se de uma operação militar se tratasse. A Força Aérea porá, assim, à prova e treinará as suas capacidades de resposta logística, bem como a flexibilidade e a mobilidade, características do Poder Aéreo.
Programa do Festival Aéreo de Sintra, em:

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Corte-Real impede ataque pirata, dias antes de terminar missão


A bordo da Corte-Real, 22 Jun (Lusa) -- A missão da fragata Corte-Real no golfo de Aden termina em grande, depois de hoje ter conseguido escoltar navios e impedir um ataque de piratas. Agora navega rumo ao sultanato de Omã onde quarta-feira atraca.
No navio de guerra português vivem-se momentos de grande satisfação porque foi possível impedir novo ataque dos piratas e assim cumprir a missão definida: garantir a segurança do corredor internacional de navegação.
Curiosamente, a «skiff» com oito piratas da Somália, que hoje tentou atacar o navio de Singapura, chegando a disparar para a ponte do navio de Singapura, já tinha sido registada pela Corte-Real. Foi no dia 16 de Junho, durante um voo de vigilância do «Daxter», helicóptero do navio, junto a Bossasso, na Somália.