domingo, 1 de março de 2009

Portugal nação guerreira e espoliada!!!

"Uma nação eminentemente guerreira como foi a nossa, que deixou assinalada em tantas e tão desvairadas partes a sua actividade militar e a sua energia conquistadora, deveria ostentar como poucos os vestígios da sua grandeza, os tropheus das suas victorias.
Ao contrário do que era de esperar, os despojos das nossas conquistas, os restos do nosso poderio, os testimunhos do nosso valor, ou se aniquilaram para sempre ou estão de tal modo disseminados, que dificilmente custará a acreditar que não sejam puras invenções romanescas as chronicas em que se contam os feitos dos que pelejaram com tanto ardor nas praças d`Africa, nos muros de Diu, nos mares do Oriente e nas florestas do Brasil. Onde estão as armaduras dos cavalleiros que assaltaram Ceuta, Arzila e Azamor? Que é das lanças e das espadas dos que ajudaram Affonso d`Albuquerque a conquistar Gôa, Ormuz e Malaca? que é dos mosquetes que derrubaram os batalhões de hollandeses nas batalhas dos Guararapes?
São perguntas dolorosamente impertinentes, a que apenas respondem os frouxos eccos da história."

Com estas palavras inicia o Dr. Sousa Viterbo o capítulo "Armaria e Arsenais no séc. XVI" da sua obra Artes e Artistas em Portugal, editada em 1892.

Será que alguma coisa mudou em Portugal ou contínua tudo na mesma?

Sem comentários:

Enviar um comentário