domingo, 17 de maio de 2009

Exemplo de Lealdade



"Havendo guerra entre Castela e Portugal, sucedeu que D. Afonso Henriques, ainda moço, foi cercado por El-rei de Leão e Castela, na vila de Guimarães. Os portugueses resistiam valentemente, mas o cerco ia-se prolongando e já começavam a faltar mantimentos na praça. O ínclito Egas Moniz, prevendo os perigos desta situação, passou ao campo inimigo, prometeu a El-rei de Castela condições vantajosas, ficou fiador da observância delas, e moveu-o com isto a levantar o cerco.
O príncipe português, quando soube o que o seu fiel aio tinha prometido para salvá-lo, desaprovou a principal condição, que lhe pareceu humilhante, e protestou que nunca reconheceria sujeição alguma ao rei de Castela. Então o honrado Egas Moniz se dirigiu a Toledo com sua mulher e filhos, e com um baraço ao pescoço, em trajes de réu que vai ao suplício, lançou-se aos pés do rei, confessando que, por salvar o seu príncipe, prometera o que não podia cumprir, e que ia entregar a sua vida e a de sua mulher e filhos em satisfação da sua palavra.
O rei de Castela vacilou um pouco entre a cólera e a compaixão; mas, por fim, deixou-se vencer da piedade e perdoou ao respeitável velho, admirando e louvando tão raro e generoso proceder.
Os antigos gravaram sobre a sepultura de Egas Moniz este feito memorável, em grosseira mas enérgica sepultura, que ainda hoje atesta o amor de fiel vassalo e criado ao seu príncipe e à sua pátria, a sua fidelidade em cumprir, de modo possível e à custa da própria vida, a palavra que havia dado, e a bem empregada clemência do rei de Castela."
Cardeal Saraiva - Obras.

Muitos ou quase todos os políticos portugueses deveriam seguir o exemplo do mui nobre Egas Moniz, ou talvez não, pois muitos deles ficariam sem cabeça tal o tamanho da mediocridade e falta de carácter e palavra que a nossa classe politica têm, já para não falar da falta de lealdade que têm para o país, o qual juraram servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário