domingo, 26 de abril de 2009

D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da BMI

No dia em que D. Nuno Álvares Pereira foi proclamado santo, Frei Nuno de Santa Maria, esta manhã, no Vaticano, perante milhares de pessoas, entre elas duas mil portuguesas. O Papa Bento XVI, sublinhou a dimensão de "herói" do novo santo português.

D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da BMI


Brazão, BriMec (Brigada Mecanizada)
Historial
A Brigada Mecanizada (designação desde de Janeiro de 2006), evolução da Brigada Mecanizada Independente que por sua vez tinha evoluído da 1ª Brigada Mista Independente, é herdeira das tradições e do património histórico e vai buscar as suas raízes à Divisão Nun´ Álvares – 3ª Divisão de Infantaria – criada e organizada em 1953 pelo Exército Português, para responder aos compromissos assumidos por Portugal, como membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Após o 25 de Abril de 1974 e o consequente termo da guerra em África, a opção Europeia e o desejo manifesto de manutenção da nossa posição no seio da OTAN e, por outro lado, a necessidade de reorganizar, reinstruir e reequipar o Exército em termos convencionais, conduziram à criação de uma Grande Unidade destinada a preencher a lacuna deixada pela 3ª Divisão.
A ideia de substituição da 3ª Divisão por outro tipo de GU adaptada às necessidades do Teatro de Guerra Europeu, talvez remonte a 1960, data em que se pôs à prova a organização e possibilidades tácticas e logísticas da Divisão tipo LANDCENT. Porém, a criação da Brigada Mista somente se concretizou com o despacho de 09 de Fevereiro de 1976, em que o Chefe do Estado-Maior do Exército determinou a constituição urgente do Comando da Brigada correspondente.
Foi assim que, em 19 de Fevereiro de 1976, se nomeou o Brigadeiro HENRIQUE DO NASCIMENTO GARCIA para seu Comandante e a 5 de Abril do mesmo ano a Brigada passou a ser designada por 1ª Brigada Mista Independente (1ª BMI).
O Decreto-Lei nº 91/78, de 11 de Maio, formalizou a criação da 1ª BMI desde 1 de Janeiro do mesmo ano, referindo que aquela GU era "herdeira das tradições e património histórico da 3ª Divisão".
Um despacho do General CEME, de 18 de Janeiro de 1979, definiu a missão da 1ª BMI. Num outro despacho, com o nº 33/79, de 21 de Fevereiro, O Dia da Unidade foi fixado em 6 de Abril, considerando-se seu patrono D. Nuno Álvares Pereira, como já tinha sido das GU suas predecessoras.
O Comandante do Campo e o Comandante da 1ª BMI, até então distintos, passaram a ser exercidos pela mesma entidade – O Comandante da Brigada ( Decreto-Lei nº 44/81 ).
Como consequência, do processo de completa mecanização da Brigada, por despacho de 17 de Março de 1994, do General CEME, tomou a designação de Brigada Mecanizada Independente, com efeitos a partir de 12 de Outubro de 1993.
No âmbito da Transformação do Exército Português, a Brigada Mecanizada Independente passou a designar-se, desde Janeiro de 2006, por despacho de 23 de Agosto de 2005, de S. Exª General CEME, de Brigada Mecanizada.
No âmbito das Operações de Apoio á Paz foi responsável pelas, preparação, aprontamento, projecção e sustentação de dez Unidades de Escalão Batalhão que cumpriram e cumprem missões que lhe foram atribuídas nos Teatros de Operações da região dos Balcãs.
A Brigada Mecanizada possui o título de Membro Honorário da Ordem Militar de Avis (alvará de concessão de 16 de Maio de 2001 do Presidente da República Portuguesa), e duas Medalhas de Ouro de Serviços Distintos, que lhe foram concedidas em 23 de Março de 1988, (1ª Brigada Mista Independente), pelo Ministro da Defesa Nacional e em 18 de Fevereiro de 1998, (Brigada Mecanizada Independente), pelo Presidente da República Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário