domingo, 8 de março de 2009

Maria da Fonte


Para comemorar o dia internacional da mulher aqui vai uma pequena nota sobre pequena nota, sobre uma revolta onde as mulheres portuguesas tiveram um papel fundamental.
"Em meados do mês de Abril de 1846, o Minho era sacudido por uma revolta de cariz popular. Tudo começou nos conselhosdo Médio Cávado, nas localidades de Prado, Vila Chã, Albergaria de Penela e Pico de Regalados, com uma rápida propagação pelos pontos capitais do Minho a saber, para Sul, em direcção a Braga, para Norte, em direcção às três vilas do Médio Lima - Ponte de Lima, Arcos e Ponte da Barca - , para poente, Barcelos e Esposende, e finalmente Viana. Esta insurreição era a face visível da reacção do povo às leis de saúde pública, tratando-se, por isso, de um confronto entre a modernidade e a tradição; mas também contra a tributação fiscal, tanto antiga, agora reforçada, como nova, imposta pelas necessidades e projectos de modernização levados a efeito pelo Estado Liberal. Tratava-se também de uma revolta contra a nova organização administrativa do território e contra a reforma judicial implementada. Finalmente, era um fenómeno de resistência e oposição expressas relativo à figura dominante do executivo, entendido como o responsável directo pelas medidas impopulares referidas - antónio Bernardo da Costa Cabral, ministro do Reino do Governo presidido pelo Duque da Terceira. Na prática, era a figura tutelar do ministério em funções, representante da ala direita do Liberalismo Português, conhecido pela sua ascendência sobre D. Maria II e por um obsessivo desejo de protagonismo político." - in Batalhas da História de Portugal, Maria da Fonte e Patuleia, 1846-1847. QuidNovi, 2006.
"Those who cannot learn from history are doomed to repeat it." - George Santayana

1 comentário:

  1. Bem lembrado!

    Isto era quando ainda existiam tomates neste país. Alguns anos passados, digamos pouco mais de um século, os tomates apresentam-se agora na sua versão "polpa" e não tanto no vegetal propriamente dito.

    ResponderEliminar