quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mappa Militar Illustrado de Portugal

"Mappa Militar Illustrado de Portugal", referido a 1 de Janeiro de 1901, da autoria do alferes do Corpo do Secretariado Militar António Júlio Bello d`Oliveira e dedicado ao ministro da guerra, conselheiro Luís Augusto Pimentel Pinto, onde, na mancha central, o território continental está dividido pelas regiões militares de então.
Impresso a cores, o mapa reproduz os uniformes militares portugueses da época - Armada Real, Exército do Continente e Ilhas (apeado e a cavalo), Exército Coloniale dos Corpos de polícia e fiscalização do Continente e Ilhas Adjacentes. Mostra também as diversas condecorações - nos seus vários graus - e medalhas militares então em vigor, designadamente a Antiga e Muto Nobre Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito; a Antiga Nobilíssima Ordem de S. Thiago do Mérito Scientifico, Litterario e Artistico; a Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa; a Real Ordem Mlitar de S. Bento d`Aviz; a medalha militar instituída por D. Luiz em 1863; a de Mérito, Philantropia e Generosidade; a de D. Pedro V (Angola); a da Cruz Vermelha; a da Divisão Auxiliar à Hespanha; a dos Serviços no Ultramar; a de D. Pedro e D. Maria e a de Soccorros e Naufragos.
Este mapa - que causou enorme sucesso por constituir uma micro parada de uniformes e de que rapidamente se esgotaram os 100 exemplares da edição - foi destinada, na sua grande maioria, às unidades militares e está impresso a óleo pela litografia da Companhia Nacional Editora nas dimensões de 1,27 x 0,87 m. Os raros exemplares que aparecem atingem preços elevados.
pelo sarj. -aj. M. Horta, in Revista da Armada, nº 147/Dezembro 1983

Sem comentários:

Enviar um comentário